terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

A história do Colégio Cearense


Jornal O Estado: 21/02/2011

O Colégio Cearense do Sagrado Coração foi fundado em quatro de janeiro de 1913 pelos padres Missael Gomes, José Quinderé e Climério Chaves. Entretanto, somente em 1916 os Irmãos Maristas (congregação católica) assumem o Colégio Cearense com o lema do Padre Marcelino Champagnat (1789 -1840) para a educação: “Formar bons cristãos e virtuosos cidadãos”. O Padre Champagnat (idealizador da Congregação Marista) desde a infância teve uma formação religiosa, aos 15 anos resolve ser padre e ao final de seus estudos integra um grupo de seminaristas que resolve trabalhar pela educação de crianças, no interior da França.

O Colégio Cearense foi uma instituição por onde passaram um verdadeiro celeiro de ilustres personalidades locais e nacionais. Muitos se destacaram como governadores, deputados, ministros, administradores etc. Foi uma organização de referência na cidade de Fortaleza, não só na excelência do ensino, mas principalmente na prática de esportes. Desde seu início, os Maristas incluíam nos programas escolares as atividades lúdicas (laborais, sociais e esportivas). O jornal “O Povo” de 15 de outubro de 1978, página 02 apresenta a seleção do Colégio Cearense de 1929, da esquerda para a direita, em pé: Caúla, Lauro Maciel, Manuel Ferreira Costa “Nuvoia”, Galba Araújo; não identificado; de joelhos na mesma direção: Raimundinho, Lauro Herbster Menescal e Murilo Mota; sentados: José Banwarth Correia Bizerril, Adhemar Nunes Freire (Pintado) e Aleardo Freiras Guimarães.

Os Irmãos Maristas desenvolvem atualmente suas atividades em muitos países. Infelizmente, em Fortaleza, o Colégio Cearense fechou suas portas em 2000. No prédio onde funcionou o Colégio (Avenida Duque de Caxias, 101), sedia hoje, a Faculdade Católica do Ceará.

Adhemar Nunes Freire Filho
Colaborador

Um comentário:

Waleska Frota. disse...

Olá gente
Uma dica mto legal é a do livro
Circo-um olhar poético,que em forma
de poemas retrata o maravilhoso
universo circense.Abç pra todos.